PlugLead

pluglead-logo

Como evitar banimentos no Whatsapp Business

Passar por um banimento no Whatsapp pode acontecer com qualquer empresa, mas algumas práticas ajudam a evitar esse transtorno na sua comunicação. Confira!
como evitar banimento no whatsapp

Se você utiliza o Whatsapp na sua comunicação com os clientes, precisa ficar atento para evitar banimento na plataforma. Esta é uma forma que a Meta encontrou para evitar que usuários violem as regras estabelecidas, mas pode afetar as empresas e prejudicar o contato com o público.

Para não ter banimento no Whatsapp, é preciso entender o que leva a esta ação, como evitar e a importância em fazer isso. Vamos falar sobre esses assuntos ao longo do artigo, fique plugado com a gente até o final.

 

O que é banimento no Whatsapp

Muitas empresas têm aproveitado a facilidade que a comunicação via Whatsapp traz para entrar em contato com seus clientes e leads. Por estar no celular da maioria das pessoas, é um meio rápido e eficiente de enviar mensagens, gerando melhores resultados para os negócios.

Além disso, é um método barato, mas é preciso cuidar para não violar as diretrizes da plataforma, que orienta o que pode ou não ser feito no contato com outras pessoas.

O banimento é um impedimento ao uso do Whatsapp feito pela Meta e pode ocorrer por diversos motivos. Quando um número é banido, não consegue acessar suas conversas nem enviar qualquer mensagem para um contato.

O processo pode ser temporário ou permanente, a depender da situação que levou ao banimento. De qualquer maneira, é um transtorno considerável para a empresa, já que se um cliente enviar mensagem, ficará sem resposta.

 

O que pode causar o banimento no Whatsapp

Como comentamos, várias situações podem causar o banimento no Whatsapp Business. De acordo com a Política de Negócios da Meta, podemos destacar os principais pontos para você conhecer:

 

Envio de spam

Não é proibido fazer o disparo em massa de mensagens, mas é preciso obter o consentimento dos usuários para enviar mensagens. Assim, se as pessoas não solicitaram seu contato e marcarem sua conta como spam, o número pode ser banido.

Esta é uma forma de evitar a invasão de privacidade dos usuários, promovendo maior bem-estar para quem utiliza a plataforma.

 

Venda de produtos proibidos

A Meta não concorda com a divulgação e facilitação da venda de produtos que são proibidos ou restritos no país, envolvendo uma extensa lista de itens, como:

  • Armas de fogo, álcool e drogas
  • Produtos médicos e de saúde
  • Animais em extinção ou não (com exceção de gado)
  • Serviços de encontro ou conteúdo adulto
  • Moedas reais, virtuais ou falsas
  • Marketing multinível
  • Crédito consignado e empréstimos
  • Cobrança de dívidas e fiadores
  • Modelos de negócios fraudulentos ou ilusórios
  • Jogos de azar em dinheiro real

Existem outros itens ainda na Política de Negócios, mas estes são os principais pontos a destacar. Se sua empresa trabalha com alguma destas áreas, não é recomendável enviar mensagens para outras pessoas falando dos seus serviços e produtos.

 

Uso de plataformas indevidas

Nem todas as plataformas que oferecem serviços para o Whatsapp são recomendadas, pois a segurança pode não ser adequada e a Meta procura restringir o envio de mensagens.

Por mais recursos que o sistema ofereça, busque opções com a API oficial, para evitar quaisquer problemas futuros.

 

Conteúdos que coloquem em risco a segurança do usuário

Não é vantajoso para o Whatsapp estar envolvido em problemas com a justiça porque algum dos seus usuários recebeu mensagens que lhe colocaram em risco e uma situação pior aconteceu.

Até para promover um ambiente tranquilo e que incentive as pessoas a ficar na plataforma, nada que possa prejudicar o usuário pode ser enviado.

 

Mensagens discriminatórias ou informações falsas

Como forma de combater a discriminação e o preconceito, não é aceitável o envio de mensagens que façam acepção de pessoas de qualquer maneira (cor, raça, gênero, religião, idade, etc).

Talvez seu conteúdo não seja discriminatório, mas a forma como é escrito pode passar outra impressão para o leitor, levando à denúncias que podem causar o banimento.

O mesmo acontece com a disseminação de notícias falsas, que podem induzir as pessoas ao erro ou a tomar atitudes de forma precipitada ou equivocada. Apenas empresas sinalizadas como páginas de notícias no Facebook podem realizar o envio de matérias e conteúdo jornalístico em massa.

 

Por que evitar o banimento do número

Ao infringir as regras do Whatsapp, o banimento pode acontecer e impedir sua comunicação com os clientes. Se alguém tentar entrar em contato com seu número, ficará sem resposta.

Isso não é interessante caso o cliente queira tirar uma dúvida ou precise resolver algum problema, por exemplo. A falta de resposta pode gerar insegurança, irritação e até reclamações em outros canais, causando mais problemas para a empresa.

Outro ponto é que com o número banido, você não consegue ver os contatos dos clientes e suas mensagens. Caso não tenha os dados anotados em outro lugar, poderá ficar sem essas informações, dificultando o relacionamento com seu público.

Existe um processo para recuperar o número, caso haja o banimento no Whatsapp, mas pode ser demorado e não é certo que o número volte a funcionar. Aí será preciso buscar outra opção, informar aos clientes, mudar o contato em redes sociais e site. É um transtorno que pode ser evitado.

 

Como evitar o banimento no Whatsapp

O uso correto e dentro das orientações da Meta já evita o banimento dos números, mas algumas boas práticas podem melhorar tanto seu relacionamento com os clientes quanto o envio das mensagens pelo Whatsapp.

  • Solicite o opt-in: ao iniciar uma conversa com o cliente, ele precisa aceitar o contato, através do opt-in, que é o consentimento para o envio de mensagens. A falta deste tópico pode aumentar as denúncias por spam do seu número.
  • Ofereça o opt-out: por outro lado, é importante também oferecer o descadastro da sua lista de envio. Caso o cliente não queira mais receber suas mensagens, retire o contato e respeite sua decisão.
  • Envie conteúdo relevante: o bombardeio de anúncios e mensagens em diversos canais é muito grande, por isso se você enviar um conteúdo que não faz sentido para o cliente, a chance de que ele não queira continuar recebendo é grande – e pode até denunciar seu número como spam.
  • Escreva mensagens objetivas: evite mandar várias mensagens quebradas ou muito extensas. Foque em realizar um único disparo com as principais informações e, se o cliente quiser saber mais, envie o restante do conteúdo.
  • Procure personalizar os envios: sempre que for possível, personalize as mensagens, usando variáveis no texto, para mostrar que conhece o cliente. Outra opção é segmentar seus contatos de acordo com interesses ou ações já realizadas, tornando a comunicação mais direta e relevante.
  • Ofereça atendimento humano: você pode (e deve) contar com a automação na comunicação por Whatsapp, pois isso permite o contato com mais pessoas ao mesmo tempo, mas não esqueça de ter humanos conversando com os clientes, mesmo que apenas em momentos específicos, porque faz toda a diferença na experiência do consumidor.
  • Siga a Política de Negócios: embora muita gente não leia, o documento traz informações muito importantes para a utilização da plataforma e conhecê-las pode evitar muitos problemas futuros.

 

Mantenha seu número ativo

Estar presente no Whatsapp é uma necessidade para as empresas, pois é um meio de comunicação prático, eficiente e barato, além de ser uma preferência dos clientes. Mas é preciso cuidar para não ter as mensagens bloqueadas.

O banimento no Whatsapp é uma forma que a Meta tem de proteger os usuários de spam, golpes e informações falsas, portanto as empresas precisam cuidar com a forma de entrar em contato com o público através da plataforma.

Conheça a PlugLead, uma ferramenta para automação da sua comunicação via Whatsapp, com disparos em massa e criação de chatbots, facilitando o contato com o público. Teste grátis por 7 dias.

Compartilhe este artigo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *