Para quem trabalha com comércio, seja físico ou digital, qualquer evento ou promoção começa muito antes da divulgação para os clientes. Não é diferente para a comunicação da Black Friday, uma das maiores datas do comércio.
Quem deseja ter melhores resultados neste período, precisa se preparar em todas as áreas, para atender ao cliente com qualidade. Um dos pontos que pode ser negligenciado pelos empreendedores é a comunicação.
Por isso, hoje vamos trazer um pequeno guia sobre como se comunicar com eficiência para a Black Friday. Fique plugado até o final e entenda tudo sobre o assunto.
Dados sobre a Black Friday 2024
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década de 2010, com promoções tentadoras, pouco tempo antes do Natal. Esta data, no nosso país, é propícia, porque é próxima às comemorações de final de ano e do recebimento do décimo terceiro.
Quando as empresas de fato investem em promoções, os clientes tendem a gastar mais, aproveitando as condições para já comprar os presentes de Natal e adquirir o que desejam. Prova disso é que 66,4% dos consumidores afirmam guardar dinheiro para gastar nesta data específica.
Do outro lado, as empresas estão com a expectativa alta para a Black Friday, pois estima-se que mais de 60% dos brasileiros pretendam fazer compras durante este período, movimentando muito a economia.
O que comunicar na Black Friday
Para dar conta da demanda, as empresas precisam se preocupar com diversos aspectos, como estoque, logística, atendimento ao cliente, gestão do site e de pagamentos, além, claro, de comunicar as promoções para o público.
Mas não basta mandar um e-mail ou SMS no dia da Black Friday e esperar que as vendas aconteçam naturalmente. É necessário investir em uma estratégia de comunicação, para garantir que seu cliente saiba o que você vai vender e lembre-se disso em meio à concorrência.
Pensando nisso, você pode comunicar alguns pontos para seu público:
- Aviso sobre a Black Friday: informe seus clientes que sua empresa fará promoções nesta data. Pense em uma imagem atrativa e use um discurso convincente, mas não agressivo. Quanto antes você conseguir avisar as pessoas, melhor.
- Promoções gerais: comunique de forma ampla todos os itens ou categorias que terão algum desconto. Já deixe o público na expectativa para aproveitar as ofertas assim que a Black Friday começar.
- Funcionamento da BF: como será a promoção na sua empresa? Qual o período em que as ofertas são válidas? Você fará algo diferente para quem irá comprar pela primeira vez ou dará mais descontos para clientes antigos? Informe tudo antes.
- Promoções específicas: se você sabe o que as pessoas procuram, segmente sua base de contatos de acordo com o interesse e dê mais detalhes sobre cada tipo de produto ou categoria. Assim, você consegue ser mais assertivo e chamar a atenção das pessoas.
- Resposta às dúvidas: talvez algumas perguntas possam surgir ao longo da divulgação, prepare uma mensagem tirando as principais dúvidas e passe mais confiança para o público, que perceberá sua preocupação em ajudá-lo em todos os momentos.
- Avisos no pós-compra: com a venda fechada, é hora de comunicar os próximos passos para os clientes, o que envolve confirmação do pagamento, envio de links de acesso (para produtos digitais), códigos de rastreio e informações sobre a entrega.
Essas são apenas algumas ideias que você pode disparar para seus clientes atuais e futuros, mas o ideal é analisar o que faz sentido para o seu negócio.
Como se preparar para a Black Friday
Um evento deste porte exige preparação das empresas, em todos os sentidos. Comece desenhando sua estratégia, ao definir como será a promoção, que itens terão desconto e pontos similares.
Com isso alinhado, veja como está seu estoque e entre em contato com os fornecedores para entender se eles conseguirão atender aos prazos de entrega, para que você não venda e não tenha o produto para enviar ao cliente.
Depois, defina como será sua comunicação com o público. Quais meios você irá utilizar? Onde seus clientes estão mais presentes? Pense nisso e desenhe a identidade visual da campanha, bem como o discurso e os materiais a serem enviados.
Canais possíveis de se utilizar: e-mail, redes sociais, anúncios e Whatsapp. Pense em uma estratégia que contemple diferentes meios, para garantir que seu público esteja ciente da Black Friday.
Além disso, treine seus colaboradores tanto para atender aos clientes que entrarem em contato quanto para realizar os processos internos com agilidade e eficiência. Recebimento e separação dos produtos, embalagem e envio para o consumidor são pontos essenciais a serem alinhados, para evitar problemas com os prazos de entrega.
Erros para evitar na comunicação da Black Friday
Muitas empresas farão promoções durante a Black Friday, por isso você não pode errar e desperdiçar a chance de falar com os clientes e aumentar suas vendas. Alguns pontos a serem evitados:
- Falta de clareza: seja objetivo na sua comunicação, evitando mensagens que não deixam claro o que você oferece, quais são os descontos e como a promoção funciona. Procure falar o que precisa em poucas palavras, mas de forma eficiente.
- Comunicação confusa e poluída: lembre que a comunicação envolve muitos aspectos, por isso pense em imagens sem muitos elementos e que estejam de acordo com seu tipo de negócio. A escrita também não deve ser carregada de emojis, letras maiúsculas e pontos de exclamação. Neste caso, menos é mais.
- Excesso de mensagens: todo mundo sofre com o bombardeio de informações no mundo, em algum grau. Evite mandar inúmeras mensagens para seu público, porque isso cansa e pode causar aversão ao seu negócio, além de denúncias para o Whatsapp (que podem levar ao banimento do número).
- Discurso agressivo: por mais que você queira chamar a atenção do seu cliente, não apele para um discurso agressivo, porque pode ter o efeito contrário. Mensagens que sugiram agendamento de reuniões, compras e entrevistas sem que isso de fato aconteça podem ser um tiro no pé. Cuidado também para não usar uma linguagem ofensiva, que vai afastar o público do negócio.
- Não segmentar o público: é muito válido enviar uma mensagem geral para seus clientes, contando sobre a Black Friday, mas também é preciso pensar nos interesses das pessoas, caso você já saiba de suas preferências e hábitos. Assim, pense em comunicações específicas para cada categoria de produto, para quem já comprou de você e aqueles que apenas demonstraram interesse, por exemplo.
- Não focar na experiência do cliente: lembre-se sempre que você também é um consumidor e imagine como é viver a experiência que você pensou para os clientes durante a Black Friday. Analise onde pode melhorar e garanta que o público se sinta confortável e compreendido ao longo de toda a jornada.
Cuidando destes pontos, você evita atritos com seus clientes, além de chamar a atenção de forma positiva, apesar da grande concorrência do mercado. Dedique tempo ao desenhar sua estratégia de comunicação, para garantir que tudo aconteça da melhor maneira e você possa ter ótimos resultados.
Como utilizar a tecnologia neste processo?
A comunicação na Black Friday pode se beneficiar da tecnologia, já que muitas vendas já acontecem no meio digital. Pensando nisso, veja em quais canais seu público está mais presente e prefere receber suas mensagens.
O Whatsapp tende a ser cada vez mais utilizado pelas empresas, tanto pela preferência dos clientes quanto pela facilidade em desenvolver comunicações lá. Caso você também decida contar com este canal, procure por uma plataforma que seja flexível e ofereça diversos recursos.
Por exemplo, para o período da Black Friday, é essencial poder realizar disparos em massa. Assim, você não precisa enviar mensagens para um cliente por vez, o que demoraria muito tempo, além de não ser eficiente.
Depois, para atender a quem entrar em contato, é muito válido ter um chatbot, que ofereça respostas automatizadas ou mesmo um atendimento personalizado, de acordo com as ações e interações do cliente. É uma maneira de sua empresa estar disponível 24/7 para atender o público.
Por fim, para deixar toda a jornada muito mais transparente e ágil, sua plataforma de comunicação no Whatsapp deve contar com integrações com outros sistemas, para que as mensagens sejam automatizadas e seu cliente possa ter rapidamente as respostas desejadas.
É o caso de informar o status do pedido após a compra, algo que pode facilmente ser feito ao integrar o Whatsapp com seu gateway de pagamento. É um processo automático, mas que faz muita diferença para o público e passa credibilidade confiança no seu negócio.
Tudo isso você encontra na PlugLead! Com mais de 30 plataformas que podem ser integradas, é possível criar chatbots para atendimento ao cliente, além de segmentar sua base de contatos para disparar mensagens em massa rapidamente.
Conheça mais sobre nosso sistema e eleve o nível da sua comunicação nesta Black Friday.
Gere melhores resultados na Black Friday
O final de ano pode ser uma época muito rentável para as empresas, desde que haja estratégia para alcançar o público no momento e da forma correta. O Whatsapp é um grande aliado neste processo, já que permite uma comunicação próxima com os clientes, além de ser um meio de preferência deles para contato com as empresas.
Desenhe sua estratégia para divulgar suas promoções da Black Friday considerando os pontos que trouxemos aqui e aproveite para ver seus resultados crescerem, ao utilizar as estratégias corretas.
E para todos os períodos do ano, conte com a PlugLead para facilitar seu contato com os clientes, permitindo escalar suas operações.