PlugLead

pluglead-logo

Automação de Whatsapp: 7 segmentos que se beneficiam

A automação de Whatsapp é uma forma de otimizar a comunicação entre os clientes e a empresa. Pode ser feita através de fluxos automáticos de conversas.
automação de whatsapp

Você já deve ter entrado em contato com uma empresa pelo Whatsapp, seja para tirar uma dúvida, perguntar sobre um produto ou mesmo resolver um problema. Esse meio de comunicação é muito prático e facilita a troca de mensagens entre clientes e empresas.

Mas, dependendo do volume de contatos, é interessante investir na automação do Whatsapp. Afinal, conversar com centenas de pessoas manualmente pode ser inviável e deixar algum cliente sem resposta também não é indicado porque gera uma péssima experiência com sua marca.

Para evitar esses problemas, vamos tratar neste artigo sobre a automação do Whatsapp, comentando as vantagens desta tecnologia, como implementar no seu negócio e quais segmentos de mercado mais se beneficiam dela. Fique plugado com a gente!

 

O que é automação de Whatsapp?

A automação de Whatsapp consiste em otimizar a comunicação entre os clientes e a empresa. É feita através de fluxos automáticos de conversas, que podem simular uma interação humana, além de ajudar os consumidores a resolverem seus problemas e tirarem suas dúvidas.

Outro uso da automação de Whatsapp é enviar mensagens automáticas, como a confirmação de um pedido de compra ou notificação sobre a entrega do produto. Ao invés de enviar cada mensagem manualmente, essa função torna o processo mais simples, ágil e reduz muito a quantidade de erros.

Assim, seu cliente não fica esperando por respostas e você não deixa de vender por não ter conseguido atender às mensagens. É uma forma de deixar sua empresa trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Por que automatizar o Whatsapp da empresa

Já comentamos um pouco sobre os motivos para investir nessa automação, mas podemos destacar alguns, que contribuem com o crescimento do seu negócio. Afinal, o Whatsapp é acessado por 96% dos brasileiros, que ficam em média 28 minutos por dia logados no aplicativo.

É gerado, assim, um enorme mercado que pode ser explorado pelas empresas, pois é uma maneira barata e eficiente de entrar em contato com os clientes, além de deixar as portas abertas para que eles iniciem a interação também.

Desta forma, a automação do Whatsapp traz agilidade para seu negócio, pois você não demora para responder ao público, reduz tarefas repetitivas (como envio de códigos de rastreio ou respostas que sempre são feitas para a empresa) e permite a personalização do contato.

Vale reforçar que esta automação não substitui o atendimento humano, sendo essencial que sua empresa tenha pessoas disponíveis para esclarecer dúvidas mais específicas do público. 

A ideia é tornar o primeiro contato com a organização mais rápido, oferecendo uma melhor experiência no atendimento ao cliente.

 

Vantagens da automação de Whatsapp

Mesmo nessas poucas linhas, já deu para perceber que automatizar seu Whatsapp pode ser muito vantajoso, certo? Ao investir nesta tecnologia, sua empresa e seu cliente podem ganhar muito.

Mais agilidade no atendimento

Imagine que um potencial cliente envia mensagem para o Whatsapp da empresa no sábado à noite. Você já está fora do trabalho e não consegue responder na hora. Na segunda-feira de manhã, ao tentar falar com a pessoa, você descobre que ela não está mais interessada, além de estar irritada pelo tempo sem resposta.

É claro que você não precisa trabalhar 24 horas por dia, mas pode deixar o Whatsapp fazer isso pelo seu negócio. Desta forma, quando um cliente mandar uma mensagem, já será respondido e você terá mais tempo para cuidar de outras questões importantes e estratégicas do negócio.

Ao configurar o chatbot para tirar as principais dúvidas ou integrar o Whatsapp com outras plataformas, seu cliente terá as respostas na hora, reduzindo a chance de que ele busque outra empresa para atendê-lo.

Isso é muito útil também quando o volume de mensagens é muito grande, já que cada conversa demanda tempo e isso pode aumentar o intervalo entre o contato do cliente e sua resposta.

Menos erros nos envios

Pensando ainda em um grande fluxo de mensagens trocadas com o consumidor, é possível que erros aconteçam, seja no envio de informações equivocadas ou até na falta de respostas.

No meio de um lançamento do mercado digital, por exemplo, fica praticamente inviável entrar em contato e responder a cada um dos potenciais clientes. Ou sua equipe precisará ser muito grande para atender a demanda ou algum lead pode ficar sem resposta.

Imagine que você está falando com 40 pessoas interessadas no seu produto ao mesmo tempo. Cada um está perguntando uma coisa diferente e não seria incomum trocar as respostas, deixando o cliente insatisfeito – o que diminui a chance de compra dele.

Chance de escalar o negócio

Com a automação do Whatsapp, você pode alcançar mais clientes, sem perder a qualidade dos atendimentos. Assim, sua equipe não fica sobrecarregada, pode focar em atividades mais estratégicas e seu negócio pode crescer, pois você está ganhando novos consumidores.

Além disso, a automação permite que você segmente sua base de leads, de modo que cada perfil de cliente receba uma comunicação específica, de acordo com seus desejos e interesses – o que aumenta a chance de conversão.

Redução de custos

Para atender a mais pessoas, você não precisa de uma equipe maior, precisa apenas automatizar sua comunicação. Desta forma, sua empresa pode ter um time de atendimento enxuto, mas eficiente, já que eles poderão focar em outras atividades importantes para os negócios e sua produtividade aumentará.

O valor que você gastaria em uma grande equipe de atendimento pode ser investido de outras formas, trazendo um retorno maior para a companhia. Além disso, se há menos erros no processo de comunicação, você gasta menos tentando consertar os problemas.

Maior satisfação dos clientes

Ninguém deseja ficar sem resposta ou receber uma mensagem sem sentido para o que perguntou para a empresa. A automação do Whatsapp ajuda a oferecer um atendimento mais rápido e eficiente, melhorando a percepção do público sobre seu negócio.

Imagine uma clínica que oferece o serviço de agendamento de consultas e exames por Whatsapp. O paciente pode marcar seu atendimento em poucos minutos, sem precisar ligar para o local e pode fazer isso em qualquer horário do dia, na hora que for mais conveniente para ele.

Chance de gerar novos negócios

Além da parte receptiva, em que você apenas responde os contatos feitos pelos clientes, você pode automatizar o follow-up com seus leads ou mesmo enviar uma primeira mensagem de qualificação para potenciais consumidores.

Como esse envio é rápido, você alcança mais pessoas em menos tempo, agilizando a geração de oportunidades de negócios.

 

5 segmentos que se beneficiam com a automação

Embora todos os segmentos de mercado possam utilizar a automação, separamos alguns exemplos para comentar como as empresas são beneficiadas.

1. Infoprodução/marketing digital

Ao realizar um lançamento, é preciso estar em contato com o público, seja para avisar sobre determinado evento ou mesmo para anunciar a abertura e fechamento do carrinho.

A automação de Whatsapp permite enviar esse tipo de comunicação, além de ajudar a responder a perguntas do público sobre seu produto. Desta forma, você não sobrecarrega sua equipe nem deixa de responder às pessoas.

2. Saúde

Realize o agendamento e confirmação de consultas automáticos através do Whatsapp, para obter uma taxa mais alta de respostas. Afinal, muitas pessoas não atendem mais a ligações e é importante fazer a confirmação da agenda do médico ou dentista.

E ao permitir o agendamento online das consultas, você facilita o atendimento do público, que nem sempre pode ou quer ligar, mas que pode resolver o que precisa rapidamente.

Você ainda pode ser proativo e entrar em contato com os pacientes a cada certo período de tempo e incentivar uma consulta de check-up ou retorno ao consultório.

3. E-commerce

Além de tirar dúvidas sobre seus produtos de forma automática, você pode informar seus clientes sobre a etapa que o pedido se encontra. Por exemplo, configure uma mensagem para informar que o pagamento foi aprovado.

Depois, você pode avisar que os produtos estão sendo separados e logo serão enviados. Assim que estiverem com a transportadora, você envia uma nova mensagem com o código de rastreio e, por fim, confirma a entrega.

Essa é uma ótima experiência que você pode oferecer, tornando seu processo transparente e confiável para o público.

4. Foodservice

Envie o cardápio do dia para sua base de clientes ou configure mensagens para receber os pedidos e tirar dúvidas sobre os pratos do dia. Assim como no e-commerce, você pode informar aos clientes o estágio do pedido, se já está em preparação ou saiu para a entrega.

É uma forma prática de falar com as pessoas e deixá-las atualizados sobre o que eles pediram no seu restaurante. Você também pode disparar mensagens para públicos específicos com promoções em datas comemorativas, por exemplo.

5. Lojas físicas

Avise seus clientes sobre promoções ou informe aqueles que têm interesse em determinado produto que a reposição chegou. Essas são funcionalidades importantes que podem ser feitas com a automação de Whatsapp, além de tirar as dúvidas que os consumidores possam ter.

Você também pode fazer vendas pelo Whatsapp e depois informar ao cliente sobre o estado do pedido, informando se já está pronto para retirada, caso tenha sido uma encomenda, por exemplo.

 

Como fazer a automação de Whatsapp

O primeiro passo é buscar uma ferramenta que permita essa automação no Whatsapp. A PlugLead é uma plataforma online, que permite o disparo de mensagem em massa, além de ter a funcionalidade de chatbot, para responder os clientes automaticamente.

Depois, é preciso identificar quais etapas ou processos podem ser automatizados e implementar a tecnologia para ajudar nestas ações. Por fim, configure os disparos de mensagens ou o fluxo de conversa com os assuntos que desejar e comece a fazer contato com seus clientes.

Na PlugLead, você pode integrar seu Whatsapp com mais de 30 outras ferramentas, tornando seu processo muito mais ágil e assertivo. Conheça nossa plataforma e faça um teste gratuito de 7 dias.

 

Invista no seu negócio

A automação do Whatsapp é um recurso que empresas de todos os portes e segmentos podem aproveitar, já que é uma tecnologia acessível e que gera bons resultados para a companhia.

Com este recurso, você ganha tempo no dia a dia, reduz erros e custos, além de poder atender muito melhor aos seus clientes.

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *